O rei Charles III discursou na manhã desta quinta-feira (21) para os legisladores do Parlamento francês se tornando o primeiro monarca britânico a fazer isso na história.
Anteriormente, em 2004, Elizabeth II discursou para a Câmara e o Senado, mas de dentro da sala de conferências.
Este momento é considerado um marco histórico devido à posição antimonarquista defendida pela França desde sua declaração da república, datada de 1792 após a Revolução Francesa.
O discurso
Rei Charles III durante discurso ao Parlamento da França em 21 de setembro de 2023 — Foto: Benoit Tessier/REUTERS
Durante a fala ele ressaltou a necessidade da parceria entre os dois países.
“O Reino Unido será sempre um dos aliados mais próximos da França e um dos seus melhores amigos”, disse Charles ao dirigir-se aos legisladores franceses.
No discurso ao Congresso ele agradeceu as homenagens prestadas e disse ansiar para a situação inspire os dois países a estabelecer ainda mais laços.
“Na rica e complexa relação entre a França e o Reino Unido, o fio dourado que minha mãe representou brilhará para sempre. Espero que nos inspire a continuar a construir laços entre os nossos dois países com determinação, esperança e amor”, comentou.
Em seu discurso, que durou cerca de 20 minutos ele também ressaltou o apoio dos dois países à Ucrânia e fez questão de chamar atenção para o aquecimento global e as alterações climáticas.
“Apesar da escala e gravidade dos desafios que o nosso planeta enfrenta, é encorajador ver as medidas tomadas pelos nossos governos, pelos nossos cidadãos”, disse.
Com um texto ora em inglês ora em francês, Charles foi aplaudido após terminar sua fala.
Neste que é o segundo dia da visita real à França, Charles acompanhado da sua esposa Camilla visitará uma floricultura que leva o nome da sua falecida mãe.
Fonte: G1