O acesso à ponte que liga a Quadra 4 Sul ao Núcleo Cascalheira, em Brazlândia, foi liberado nesta sexta-feira (24) pela Defesa Civil do Distrito Federal. O trecho havia sido interditado na noite de terça-feira (21) após as fortes chuvas que resultaram no desbarramento da terra no local.
“Em uma cooperação técnica do Governo do Distrito Federal, prontamente foi feito o trabalho no sentido da manutenção para que pudesse ser feita a desobstrução da via. Essa é uma ponte de acesso a uma área rural onde moram cerca de três mil pessoas”, explica o administrador regional de Brazlândia, Marcelo Gonçalves.
O serviço contou com a atuação da Secretaria de Governo (Segov), do Polo do GDF Presente, do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Administração Regional de Brazlândia.
Para que o trecho fosse liberado com segurança, foi feito o nivelamento do solo, que cedeu durante a tempestade. O trabalho se estendeu por 50 metros. Foi utilizada uma motoniveladora da administração, além de caminhões do DER e da Novacap que fizeram o transporte do material usado para o reaterro: cascalho e resíduo da construção civil (RCC) cedido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
A outra ponte, que conecta o Setor de Oficinas ao Núcleo Cascalheira, continua interditada, e lá também está sendo feito um trabalho de reaterramento. “Nesse outro acesso, vamos precisar de um trabalho mais intenso”, revela o diretor de Obras da Administração Regional de Brazlândia, Wlisses Araújo.
Fonte: Agência Brasília