Dois saguis resgatados em São Paulo, vítimas de tráfico de animais silvestres, chegaram nesta quarta-feira (3) a Brasília – onde passarão a viver no zoológico da capital.
O transporte foi realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM, que faz traslados voluntários em ações de saúde, meio ambiente e causas humanitárias.
Antes da viagem, os animais foram avaliados no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), ligado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, onde realizaram exames físicos, laboratoriais e de imagem.
Desde então, os saguis receberam reforço alimentar e permanecem em boas condições de saúde. No Zoológico, os animais devem contar com cuidados especiais para a reabilitação e adaptação ao ambiente.
A operação contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de órgãos de proteção à fauna.
Segundo a companhia aérea, o Avião Solidário já transportou mais de 4,6 mil animais e 868 toneladas de cargas desde sua criação, além de ter tido papel fundamental durante a pandemia e em desastres ambientais.
Fonte: G1

