A campanha de vacinação antirrábica, para cães e gatos, continua neste sábado (10), no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, 44 pontos de imunização ficam abertos das 9h às 16h.
A vacina é de graça, e a orientação aos tutores é para que levem os cachorros com coleira, guia e focinheira. Para os gatos, a recomendação é que sejam levados em caixas específicas para o transporte.
O que é raiva?
Conforme os veterinários, “a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva”.
O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a Secretaria de Saúde, é uma doença quase sempre fatal. “Praticamente 100% dos casos acabam em morte do paciente”, alerta a pasta.
“A melhor medida de prevenção é a vacinação dos animais”, diz a Secretaria de Saúde.
Morte no DF
Em 30 de julho passado, um adolescente, com idade entre 15 a 18 anos, morreu em um hospital particular do Distrito Federal em consequência da raiva. Ele ficou internado durante 40 dias.
O estudante foi infectado em 21 de maio, após ser arranhado por um gato. Esse foi o primeiro caso de raiva humana em Brasília, após 44 anos. Um outro caso havia sido registrado, em 1978. O paciente era uma criança, que também morreu.