As vendas para o dia dos namorados – 12 de junho – devem crescer este ano no DF 18% contra 11% de 2021 e diante de um faturamento negativo de -27,8% em todo o país em 2020, ano marcado pelo ápice da pandemia. Os setores de roupas, calçados, perfumes e flores serão os de maior faturamento.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Sebastião Abritta, disse hoje que “em 2022 lojistas e consumidores estão mais motivados para a data, a terceira melhor em termos de faturamento, atrás do Natal e do dia das Mães.”
O gasto médio com presentes deve passar de R$ 97 para R$ 147 de um ano para outro. Os cartões de crédito responderão por 57% das vendas do comércio. Este ano, o dia dos namorados cairá num domingo, quando, para facilitar as compras de última hora, a maioria das lojas funcionará.
A data deve injetar na economia do DF R$ 42 milhões contra R$ 31 milhões do ano passado. Para o Sindivarejista, o dia dos namorados “mexe com o emocional tanto de namorados como de pessoas casadas, o que, na prática, impulsiona as vendas”.