Múltiplos rumores apontam que a Xiaomi irá revelar o potente Xiaomi 15 Ultra no início deste ano, e o vindouro smartphone pode ter um chip fabricado pela própria empresa. Informações do insider That_Kartikey indicam que o modelo terá um chip da Xiaomi de codinome “Small Surge”, mas há poucos detalhes a seu respeito.
Como o próprio informante explicou na publicação, as especificações sobre essa plataforma são desconhecidas. No entanto, vale lembrar que em 2017 a Xiaomi lançou seu primeiro chip, o Surge S1, para o smartphone Mi 5c, mas a recepção não foi tão boa assim e a empresa entendeu que os custos envolvidos na operação não tiveram o retorno desejado.
De lá para cá, a Xiaomi utilizou chips de parceiras como a Qualcomm e MediaTek, mas uma reportagem da Bloomberg em 2024 sugeriu que essa iniciativa teria sido reativada. Apesar disso, a especulação tem algumas pontas soltas, já que Small Surge pode ser tanto o chip do Xiaomi 15 Ultra, quanto um componente para câmera, um módulo de conectividade, alguma peça para IA, etc.
Por mais que o termo chip seja comumente usado para se referir ao processador de um produto, os eletrônicos possuem diversos chips em seu interior. Portanto, é bom alinhar as expectativas.
Xiaomi 15 Ultra era especulado com chip da Qualcomm
Além disso, em agosto de 2024 o informante Yogesh Brar publicou um dos primeiros grandes vazamentos do Xiaomi 15 Ultra. Na ocasião, o insider apontava que o modelo teria chip Snapdragon 8 Gen 4, que tempos depois foi oficializado pela Qualcomm com o nome de Snapdragon 8 Elite.
Brar é uma fonte com mais acertos do que Kartikey, portanto há muitas informações divergentes nestes rumores. O que realmente deve ser verdade é em relação às câmeras do 15 Ultra, que pode ter um módulo com sensor principal de 200 megapixels e um conjunto de três outras lentes de 50 MP.
A revelação completa do Xiaomi 15 Ultra deve ocorrer durante o Mobile World Congress, sediado na cidade de Barcelona no início de março.
Fonte: Tecmundo