Integrantes de comunidades indígenas realizaram uma manifestação na região Central de Brasília na tarde desta quarta-feira, 06. De acordo com a Articulação dos povos indígenas do Brasil (Apib), o ato faz parte de uma das atividades do Acampamento Terra Livre 2022, que está acontecendo em Brasília desde a última segunda-feira, 04, e prosseguirá até o dia 14/04.
Segundo imagens que circulam nas redes sociais, a manifestação os participantes levaram cartazes, fizeram discursos e seguiram em uma passeata até a Esplanada dos Ministérios.
Com o alto fluxo de integrantes nas ruas, o trânsito ficou lento em alguns trechos próximos da região. A Polícia Militar (PM) informou que o fluxo de transportes chegou a ficar interrompido no sentido Rodoviária/Esplanada e que não há previsão de liberação da via e nem de encerramento da manifestação.
Ainda segundo informações da PM, até o momento, nenhuma ocorrência foi notificada e a manifestação ocorre dentro da normalidade. A polícia permanece no local para fiscalizar o ato.
Acampamento Terra Livre 2022
Em sua 18° edição, o Acampamento Terra Livre acontece em Brasília entre os dias 04/04 até 14/04. A Articulação dos povos indígenas do Brasil informou que estão reunidos cerca de oito mil indígenas de mais de 200 povos de todas as regiões do Brasil.
De acordo com a Apib, o evento é realizado no mesmo período em que o Congresso Nacional e o Governo Federal analisam a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas e que intensificam a exploração em grande escala. Neste ano, o evento trouxe o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’
O Acampamento Terra Livre é pautado por atividades como palestras e passeatas que buscam, segundo a Apib, “enfrentar a agenda anti-indígena do Congresso, debater a saúde e a educação indígenas, e o protagonismo da juventude nos debates do evento”.