App do Gemini para Android chega ao Brasil e substitui o Google Assistente

25 de abril de 2024 43 visualizações
Postado 2024/04/25 at 11:05 AM
Foto: Google/Reprodução

Gemini, atual chatbot de inteligência artificial (IA) do Google, está disponível oficialmente para Android no Brasil. Usuários do país agora podem fazer o download do aplicativo direto da Google Play Store, a loja digital da plataforma para tablets e celulares.

Anteriormente, só era possível usar o serviço via APK instalado de forma paralela ou acessando a versão web via navegador. Se você quiser experimentar o Gemini, basta clicar aqui e iniciar o download ou então entrar manualmente na Google Play Store do seu aparelho.

A instalação do aplicativo só funciona em smartphones Android com 4 GB ou mais de RAM e que estejam na versão Android 12 ou superior.

O Gemini é o nome tanto do chatbot da empresa, anteriormente chamado de Google Bard, quanto do modelo de linguagem criado e mantido pela empresa.

Atualmente na versão 1.5, ele opera de forma similar a serviços como o ChatGPT: por meio de comandos de texto, você consegue pedir respostas, sugestões e até conteúdos inteiros para a IA.

Chegada do Gemini começa “aposentadoria” do Google Assistente

A disponibilidade do Gemini como alternativa de chatbot em dispositivos móveis marca também a substituição do Google Assistente pela novidade. A ideia é que, aos poucos, o conhecido serviço de auxílio da companhia seja trocado pelo chatbot mais inteligente.

Ao fazer o download do Gemini, o aplicativo do Google Assistente, caso já esteja instalado, muda nome e ícone para o novo chatbot. Em um primeiro momento, entretanto, a alteração ainda não é definitiva e é possível reverter a configuração.

Para fazer isso, abra o app do Gemini e clique na foto de perfil. Depois, vá em “Configurações” e abra o item “Assistentes digitais do Google”. Na nova tela, escolha qual dos dois será o seu assistente padrão no aparelho.

Mas vale notar que recursos nativos do Google Assistente ainda não estão disponíveis no app Gemini, como é o caso do controle de mídia e as rotinas por comandos de voz.

Fonte: TECMUNDO

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar