Meu nariz sangrou. Devo me preocupar?

1 de agosto de 2022 526 visualizações
Postado 2022/08/01 at 5:42 PM
Foto: Reprodução

O sangramento no nariz, conhecido como Epistaxe, pode gerar bastante incômodo. Ele é causado por vários fatores, inclusive o clima seco e frio que estamos vivendo em Brasília. É estimado que aproximadamente 60% das pessoas terão uma hemorragia nasal em algum momento da vida. E ocorre mais frequentemente em idosos e crianças com idades entre 2 e 10 anos.

Lembrando que a função do nariz é limpar, aquecer e umidificar o ar que respiramos. Com isso, no tempo seco, o tecido que reveste o nariz, chamado mucosa nasal, perde parte da umidade para o ar e fica ressecado, pode haver rompimento dos vasinhos nasais e facilitar o sangramento.

Entretanto, há outras condições mais sérias que podem ser causa de sangramento nasal, como: esforço excessivo ao assoar o nariz; deformidades anatômicas (como desvio de septo, que deixa as mucosas nasais mais finas e ressecadas e os vasos mais expostos, podendo causar sangramento). No inverno, há maior ocorrência de infecções das vias áreas, como resfriado e piora da rinite alérgica; cirurgia do nariz; trauma na face com ou não fratura nasal; uso de medicamentos como anticoagulante e antiagregante plaquetário; algumas doenças como hemofilia, leucemia, insuficiência renal e hepática; pressão arterial alta; presença de corpo estranho no nariz, principalmente, em bebês e crianças, como objetos, pequenos brinquedos, pedaços de alimentos e espuma de travesseiro ou colchão colocados no nariz; plaquetas baixas; uso incorreto de sprays nasais; hábitos ruins, como o uso de drogas .

A epistaxe é classificada em anterior e posterior:

Anterior: representa 90% dos casos, de intensidade mais branda e ocorre na região anterior do septo nasal (região rica em vasos e vulnerável ao ressecamento).

Posterior: menos frequente, mais grave e, geralmente, necessita de intervenção médica. São mais comuns na faixa etária acima dos 50 anos.

Em caso de sangramento nasal, deve sentar-se confortavelmente; realizar a compressão da “asa do nariz” em forma de pinça também chamada de digito-pressão (por 15 minutos), colocando junto uma compressa fria ou gelo no dorso ou lateral do nariz. Se for criança, é recomendado distraí-la contando uma história; controlar o tempo desde o início do sangramento; respirar pela boca e cuspir caso o sangue gotejar da região nasal para a boca, evitando engolir o sangramento; quando parar o sangramento, pode ser realizada a umidificação do nariz com soro fisiológico 0,9%; não realizar tampão, pois isso poderá causar ferimentos na mucosa nasal e piorar o sangramento.

Caso o sangramento nasal seja frequente, para evitar que piore, é importante evitar banhos e alimentos quentes, além de banho de sol e atividade física.

Para prevenir o sangramento nasal, deve-se tratar a inflamação no nariz, como rinite e sinusite, manter os ambientes arejados, limpos e livre de umidade; fazer limpeza nasal com solução salina; usar toalha molhada, bacia com água, umidificador ou vaporizador no quarto; manter as unhas curtas para evitar ferimentos.

Caso a pessoa pare de fazer a compressão do nariz 15 minutos e o sangramento persista, deve procurar atendimento otorrinolaringológico para avaliação e tratamento de acordo com cada caso. Em algumas situações, poderá ser necessária uma cauterização das veias ou artérias, tamponamentos do nariz e, nos sangramentos persistentes ou mais intensos, uma cirurgia para cauterização ou ligadura destes vasos, em centro cirúrgico, poderá ser indicada.

Procurar emergência hospitalar em caso de haver sinais de complicação do sangramento nasal como ferimento na cabeça, queda ou golpe no rosto; nariz quebrado; sinais de ter perdido muito sangue, como ficar pálido, ter pouca energia, sentir tontura ou desmaiar; vomitar sangue.

Compartilhar esse Artigo
Pesquisar